Novembro Azul: conheça um pouco mais sobre

Você sabia? Uma das doenças que mais atinge os homens é o Câncer de Próstata. Foi pensando nisso que o Novembro Azul surgiu.

Muito tem se falado, principalmente durante o Novembro Azul, sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo para viver com mais saúde e prevenir doenças.

Quando falamos na saúde dos homens, temos dados alarmantes devido à resistência que eles possuem em passar por consultar médicos periodicamente.

A campanha do Novembro Azul tem sua origem no exterior (chamada originalmente de Movember que é a junção de Mustache, que significa bigode, com November, novembro em português).

Com o intuito de prevenir o câncer de próstata e promover debates sobre a saúde masculina, o Novembro Azul faz parte do calendário nacional de campanhas preventivas.

Trazendo o assunto à tona, temas como a depressão entre os homens também são abordados, uma vez que na sociedade, os homens tendem a ficar calados e sofrer com seus problemas em silêncio.

Devido a isso, o câncer de próstata, em 90% dos casos, só é descoberto em estágio super avançado. Isso faz com que o tratamento e a cura sejam dificultados.

novembro azul

Como prevenção, podemos citar as consultas periódicas, o exame de sangue e o exame de toque. Com eles, chance de cura é aumentada e em caso de tumores, o tratamento é bem menos invasivo para o homem.

Os homens acima dos 50 anos de idade têm maior tendência a ter a doença. Por isso, as consultas  regulares são fundamentais.

Novembro Azul
Novembro Azul

Fique atento aos sintomas:

– Vontade urgente de fazer xixi;

– Dificuldades para urinar;

– Insuficiência renal;

– Fortes dores no corpo;

Felizmente alguns hábitos podem ser adotados para diminuir os riscos. São eles:

– Dieta saudável rica em frutas, legumes e verduras, evitando gorduras.

– Controle de peso;

– Diminuição do consumo de álcool;

– Não fumar;

– Atividade física.

O símbolo da campanha é o bigode, então pode ser que você veja homens com bigodes na cor azul. Isso da abertura e chama atenção para o tema ser discutido.

É preciso falar sobre a saúde do homem e quebrar os tabus que impedem a busca por ajuda quando necessário.

Gostou deste artigo? Clique aqui e confira outras matérias em  nosso blog.

Fonte: https://www.ladoaladopelavida.org.br/

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>